.::. TODO MEU CANTO - Toni Garrido

www.tonigarrido.com.br
» Lançamento: Tora Produções



Após 14 anos no comando da voz da banda carioca Cidade Negra, de 1994 a 2008, Toni Garrido assume de vez a carreira solo com o recente lançamento do CD “Todo meu canto”. Logo na primeira faixa - “Perfume da Nega” - temos a nítida impressão do potencial radiofônico e a certeza da vocação para as pistas de dança: Toni está mais pop e eletrônico do que nunca.

Também não é para menos, Liminha (Nas Nuvens) co-assina a produção com o próprio Garrido e uma penca de DJs participam do trabalho dando aquele trato na mixagem. Destaque para versão modernosa de “Tudo que você podia ser”, de Lô Borges e Márcio Borges (Clube da Esquina); e a releitura pop do clássico da black musica tupiniquim “Me libertei”, de Tony Tornado.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

.::. AMOR AMIGO - Alaíde Costa

www.luamusic.com.br
» Lançamento: Lua Music

[ouvir] Alaíde Costa - Viola Violar

Homenagem de amiga para amigo, Alaíde Costa canta Milton Nascimento neste novo trabalho. Escolhidas a dedo pela intérprete e pelo produtor Thiago Marques Luiz, as doze músicas do álbum transbordam sentimento e comprovam a vitalidade da voz suave e sussurrada da cantora de 73 anos – para quem “o tempo não passa”, como muito bem comentou Milton no encarte de “Amor Amigo”.

Trilha sonora ideal para desfrutar momentos íntimos, os arranjos para piano e instrumentos de corda massageiam ouvidos calejados pelas AMs e FMs da vida. O homenageado divide os vocais na alegre “Viola, Violar”, composição de Milton feita em parceria com Márcio Borges. Alaíde Costa já lançou mais de 20 discos desde o bolachão “Tarde Demais”, em 1957.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

.::. POLISENSO - Forfun

www.forfun.art.br
» Lançamento: Independente



Representando a nova geração do pop/rock carioca, o quarteto Forfun chega ao terceiro disco apostando no estilo metralhadora giratória de atirar em todas as direções: rock, reggae, soul, black, eletrônico, hip hop, hard core, emocore, musicalidade latina... Talvez queiram agradar gregos e troianos com essa salada, mas há prós e contras nessa amplitude sonora, que tanto pode emplacar nas paradas de sucesso como revelar certa fragilidade na personalidade da banda.

Lançado em janeiro deste ano no Rio, o CD vem recheado por 19 músicas muito bem produzidas (todas à disposição para download no site do grupo) e traz letras que fogem da mesmice que aflige outras bandas do gênero - o Forfun fala de urbanidade, amores, sociedade, energias cósmicas e índios.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

.::. VENTO LESTE - Qadim Ensemble

www.qadimmusic.com
» Lançamento: Embarka Records

[ouvir] Qadim Ensemble - Dle Yaman


O necessário pedido de paz e amor entre os povos do Oriente Médio se transforma em música no CD “Vento Leste” (“Eastern Wind”), lançado pelo grupo Qadim Ensemble. Formado por músicos judeus e árabes, encabeçados pela cantora Rachel Valfer e pelo instrumentista Faisal Zedan, o grupo aposta na proposta de se buscar conscientização através da sonoridade tradicional da música devocional e popular da região.

O CD (à venda apenas pela internet) traz letras em árabe, hebraico, turco e armênio, e cria uma amálgama perfeita entre antigas melodias e improvisos com um tratamento moderno de mixagem, ou seja, há um lado bem pop no resultado do trabalho – que irá agradar, inclusive, ouvidos não acostumados com a melodia do Oriente Médio. Impossível não arriscar alguns passos...

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

.::. MAR [EP] - Tico da Costa

www.myspace.com/ticodacosta
» Lançamento: NaturalMente



Compositor de mão cheia, Tico da Costa é um brincalhão: brinca com palavras, sons, rimas e chega embalado pelas ondas no mar neste recente trabalho. A música título, por exemplo, explora praticamente uma frase (“Vou na onda do mar, amor / Vou na onda do mar, amar”) sem deixar lacunas.

O EP traz apenas três músicas, mas dá para se ter a noção exata da pretensão musical (mesmo que inconsciente) do violonista de Areia Branca: sofisticação e sutileza tendo como pano de fundo a mais pura música brasileira tipo exportação pois, ‘para variar’, as composições de Tico da Costa ganham mais terreno e atenção longe da aldeia poti - “Mar” está saindo primeiro na Europa, pelo selo NaturalMente Arteventi, e só nos resta (por enquanto) visitar a página do artista no MySpace.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

www.emiliano.com.br
» Lançamento: Rob Digital

[ouvir] DJ Disse - Break on Through (The Doors)


O projeto Hotel Emiliano reúne grande elenco (muitos nem tão conhecidos assim) e surpreende pela escolha do repertório: só clássicos de todos os estilos e de todas as épocas, de artistas e bandas tão distintas como Depeche Mode, Bob Marley, Jonh Lennon, Dona Yvone Lara, The Doors, Luiz Gonzaga e Sade.

Mas não pense que essa é uma compilação simples, todas as músicas foram atualizadas em novas versões e interpretações personalizadas (geralmente com pitadas eletrônicas) por nomes da nova geração da música mundial como Dephazz, Bebel Gilberto, Thievery Corporation, Nina Simone e Davi Moraes. Este CD duplo apresenta as coletâneas 6 e 7 da coleção que integra a trilha sonora do saguão do Hotel Emiliano, localizado num dos endereços mais chiques de São Paulo, a rua Oscar Freire. Para ouvir em todas as ocasiões.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

.::. SEMANA SANTA | PÁSCOA

Semana Santa | Páscoa - 10, 11 e 12 de abril
Em virtude do feriado, o jornal Tribuna do Norte não circulou no sábado (dia 11).


|

www.jorgevercillo.com.br
» Lançamento: EMI Music

[ouvir] Jorge Vercillo - Trem da Minha Vida


Já é clichê comparar o timbre de voz de Jorge Vercillo com o de Djavan, então vamos pular esse capítulo – lugar comum demais. O novo álbum (CD/DVD) do músico, “Trem da minha vida”, gravado ao vivo no Canecão (Rio de Janeiro — e que acaba de chegar à redação — dá novo fôlego à carreira do artista. Desde o mega sucesso “Que nem maré”, que torrou a paciência sendo executada até a exaustão nas rádios entre 2002 e 2003, Vercillo se esforça para quebrar o bloqueio criado junto ao público formador de opinião.

Em “Trem da minha vida”, trabalho posterior ao projeto “Coisa de Jorge”, realizado em conjunto com outros três Jorges: Aragão, Benjor e Mautner, Vercillo aposta em arranjos bem construídos que flertam com o Jazz – ou seja, o trabalho é sério candidato a cair no gosto dos ouvintes por ser agitadinho na medida certa, ser sofisticado na medida certa, ser pop na medida certa. Destaque para a faixa título, um xote moderno com boa pegada e letra inspirada naqueles momentos do filho que se despede da casa da mãe para ganhar o mundo.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

www.myspace.com/semperderopasso
» Lançamento: Independente

[ouvir] Sem Perder o Passo (Khrystal) - Black In'pacto


Reunir um time de músicos e intérpretes de primeira grandeza só poderia desembocar em um bom resultado. Ouvir o CD “Sem perder o passo” é como entrar em campo com o jogo ganho: as 16 músicas interpretadas por artistas como Valéria Oliveira, Isaque Galvão, Luiz Gadelha, Lane Cardoso, Liz Rosa, Sueldo Soaress, Rodolfo Amaral, Khrystal, Ângela Castro, entre outros, provam que aqui também se faz frevo da melhor qualidade.

O projeto conta com a participação de uma turma de músicos da pesada (Jubileu Filho, Eduardo Taufic, Paulo Oliveira, Rogério Pitomba Wagner Tsé e Gilberto Cabral) e letras assinadas pelo criativo trio (também responsável pelo projeto) Gadelha, Valéria e Simona – além de composições de Mirabô Dantas e Dosinho. “Sem perder o passo” entra fácil para o hall das boas surpresas fonográficas deste ano. Resta saber se o grande público continuará ignorando essa pérola, que só peca no humilde projeto gráfico. Destaque para as faixas “Pedindo bis” e “Black In’pacto”.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|

www.myspace.com/rsigma
» Lançamento: Independente

[ouvir] R.Sigma - Sobre Trunfos e Bandeiras

Quinteto carioca formado em 2004, o R.Sigma é daquelas bandas que bebem na fonte do hard core melódico e, conseqüen-temente, correm o risco de soar parecido com tantas outras do gênero: letras com temática adolescente, revoada de guitarras e bateria marcada. A fórmula é batida, mas ainda dá caldo – porém, a sensação de ter ouvido em outro permanece.

Apesar de jovem, o grupo vem ganhando experiência com certa rapidez e já contabiliza participações em importantes Festivais de música Independente como o Grito Rock e o potiguar Música Alimento da Alma – MADA. O EP vem recheado com três faixas e um vídeo clipe de bônus de “Sobre Trunfos e Bandeiras” – produção que faturou o primeiro lugar em um concurso de bandas novas. No momento, o grupo está em estúdio gravando seu primeiro disco com produção assinada por Patrick Laplan (ex-Los Hermanos e Biquini Cavadão) e Alexandre Griva.

[ link original da crítica na Tribuna do Norte ]


|